Vários protocolos asseguram a segurança do paciente no ambiente hospitalar, e neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de abril, a Hoesp ressalta a importância do cuidado com o paciente. “O objetivo é diminuir risco ou dano, como quedas e entre outros. Para isso temos várias diretrizes que asseguram um atendimento eficaz, com qualidade e seguro”, diz a enfermeira responsável pelo setor de Qualidade da Hoesp, Thays. – confirmar nome completo
A Organização Mundial da Saúde tem seis metas instituídas para a segurança do paciente, entre elas está a identificação correta dos pacientes; comunicação efetiva; cirurgia segura; melhora da segurança dos medicamentos de alta vigilância; prevenção de danos decorrentes de quedas e redução de risco de infecções relacionadas à assistência à saúde.
Na Hoesp os treinamentos com as equipes são frequentes para que essas metas estejam sempre presente no atendimento e cuidado com o paciente. “Isso envolve a promoção de práticas seguras e a conscientização de toda a equipe sobre a importância do cuidado com o paciente, portanto, os treinamentos são frequentes, para que todos estejam sempre atentos”, finaliza Thaís.